Conselho e Diretoria

Dr. Gonzalo Vecina Neto - Fundador da Anvisa

Nosso Conselheiro

Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração e concentração de Saúde, pela EAESP/FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como Secretário municipal de Saúde de São Paulo, entre os anos de 2003 e 2004. É Secretário nacional da vigilância sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de

Vigilância Sanitária – ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007.

Dr Gil Meizler
Dr. Gil Meizler

CEO e Diretor Executivo

IPDR zela pelo cumprimento de sua missão de propiciar mecanismos capazes de lapidar o arcabouço regulatório de Life Science e de difundir o conhecimento sobre os diversos segmentos regulados pela ANVISA para todos os players através de cursos e eventos de excelência.

Acredito que é fundamental de igual forma instigar o debate, promover o network e a interface entre os três agentes: academia, governo e indústria.

Acredito que nesse mercado os cursos devem ser especialmente estruturados em conceitos teóricos atualizados e a partir da análise de temas polêmicos, globais e com importância prática sempre conjugando teoria à visão prática de experts reconhecidos pelo mercado.

Coordenadores

Mariana Alegre

Coordenadora de
Alimentos

Mariana De Angelo Silva Alegre é FarmacêuticaBioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil. É Especialista em direito sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Tem mais de 15 anos de experiência na área de assuntos regulatórios, trabalhando para ANVISA, Novartis, Wyeth e Pfizer.

Atualmente é Gerente Regional de assuntos regulatórios para América Latina na DSM Produtos Nutricionais. Coordena o grupo de trabalho de Suplementos e Alimentos Fortificados do Ilsi Brasil (International Life Sciences Institute) e é membro da Diretoria da ABIAD (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres). Diretora de relações industriais da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA). Ainda, preside a ALANUR (Alianza Latinoamericana de Nutrición Responsable).

Patrícia Fukuma

Coordenadora de
Jurídico Regulatório

Advogada com mais de 20 anos de experiência na área regulatória-sanitária para alimentos, medicamentos, produtos para saúde e cosméticos, sendo altamente especializada em legislação de biossegurança para OGMs. Graduada em Direito em 1989 pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Especialista em Direito das Relações de Consumo também pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Conselheira do CIB – Conselho de Informação sobre Biotecnologia; Diretora da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congenêres. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Educação para o Consumo de Alimentos; Membro da comissão de bioética da OAB/SP, tendo presidido a subcomissão de alimentos da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados de São Paulo, na gestão de 2001 a 2003.

Renata Curatolo

Coordenadora de
Logística

Especialista em Qualificação de Embalagens térmicas para transporte de produtos perecíveis e qualificação térmica de transporte em geral. Especialista em equipamentos e serviços para monitoramento de temperatura.

Ariadne Tramontina Morais

Coordenadora de
Cosméticos

Farmacêutica, com pós-graduação em Vigilância Sanitária e em Fitoterapia; possui MBA em Gestão Empresarial. Aproximadamente 20 anos de experiência em assuntos regulatórios com atividades nas áreas governamental, acadêmica e industrial. Iniciou sua carreira em 2000 na Gerência Geral de cosméticos da ANVISA, com passagens pela Gerência de Medicamentos e de Laboratórios de Saúde Pública – REBLAS. Desenvolveu suas atividades por mais de 8 anos na Natura Cosméticos, sendo responsável por diversos lançamentos e representação da empresa nas reuniões do Mercosul. Nos últimos 8 anos, foi responsável pela área de assuntos regulatórios da Johnson & Johnson, definindo estratégias regulatórias para a entrada de novos produtos nos mercados brasileiro e latinoamericano, apoiando as áreas de pesquisa e desenvolvimento, embalagem e marketing, bem como representando a empresa em reuniões técnicas da

ABIHPEC e CASIC. Atualmente exerce suas atividades como Assessora de assuntos regulatórios da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticas no Brasil. Focada em assuntos internacionais, representa a indústria brasileira nos fóruns de discussões técnicas e regulatórias da ISO (International Organization for Standardization), ICCR (International Cooperation on Cosmetics Regulation) e em associações das indústrias de higiene pessoal e cosméticos em todos os países, promovendo e defendendo os interesses do setor. Atua também como secretária-chefe do grupo CB-57 ABNT que trata de temas específicos da indústria cosmética. Na área acadêmica, é professora de pós-graduação em assuntos regulatórios nas Faculdades Oswaldo Cruz, além de ministrar cursos e palestras sobre questões regulatórias de cosméticos em congressos nacionais e internacionais.

Melania Cordelino

Coordenadora de
Medical Devices

International Regulatory Affairs, Quality Assurance and Manufacturing Compliance expertise, including experience with Government relationship, Operational Excellence, Business Development Support and Start-up Mentoring. Proficiency in English and Spanish. Native Portuguese. Specialties: Regulatory Compliance. Regulatory Affairs. Clinical Nutrition. Sanitary Law. Hospital Management.

Gabriela Corrêa Miotti

Diretora Regulatório

Atua na área de Assuntos Regulatórios desde 1995.
Formação em Farmácia-Bioquímica pela USP/SP, Direito pela PUC/SP e MBA pelo Insper.
Especialista em Direito Sanitário – Faculdade de Saúde Pública/USP.
Vários anos de experiência em Indústria Farmacêutica para medicamentos citotóxicos, cefalosporínicos, penicilâmicos (genéricos e similares) e produtos biológicos.
Experiência com ANVISA, INVIMA (Colômbia), MSP (Uruguai) e DIGEMID (Peru).
Atuação como Diretora Regulatório Farmo na ABIFINA abr/2016-mai/2018.
Professora de pós-graduação do ICTQ e da FOC (Direito Sanitário e Assuntos Regulatórios).

 

Dra. Carla Piccinato

Coordenadora de
Pesquisa Clínica

Experienced researcher in basic and clinical data on Obstetrics/ Gynecology (OBGYN), with particular emphasis in Human and bovine Reproductive Endocrinology. Experience in scientific coordination of Resident fellows, Undergrad and Graduate students and MD interested in experiencing the science of investigation. Doctor in Veterinary Medicine (UFMG), Masters in Animal Reproduction and Preventive Veterinary Medicine (UNESP), PhD in Endocrinology/ Reproductive Physiology at University of Wisconsin, Madison (USA), post Doc at the OBGYN department (USP-Ribeirão Preto) and Hospital Israelita Albert Einstein. Has expertise in molecular and cellular biology, hormone assays, statistical analysis, clinical data analysis and leading interdisciplinary projects. Currently, work as Scientist / Professor at Hospital Albert Einstein, Women’s Health Program advisor and patent Counsel in MNIP.

pb_andersonribeiro
Anderson Ribeiro

Coordenador de
Propriedade Intelectual

Palestrante no Sindicato da Indústria Farmacêutica do Rio de Janeiro (SINFAR-RJ) sobre novas tendências na regulação do setor de alimentos (setembro de 2015). Palestrante no SINDUSFARMA sobre a Lei de Acesso à Informação perante Autoridades Sanitárias (fevereiro 2016); palestrante no 4º Congresso Eyeforpharma sobre judicialização no setor de saúde no Brasil (abril 2016). Colaborador no Eyeforpharma´s WhitePaper sobre acesso no setor público de saúde no Brasil (abril 2016). Autor publicado dos artigos: “The price regulation in Brazil: Roche faces IP rights abuse claims” , Lifesciences Intellectual Property Review, online edition, 2016; “The Brazilian Pharmaceutical Sector: An Year in Review”, Life Sciences Intellectual Property Review 2011; “Who approves Brazilian Pharma Patents”, World Intellectual Property Review September/October 2010; “Impact of the CIS policy on Brazil’s R&D Industry”, Intellectual Property 2010 | Digital Guide e “The Misuse of Sham Litigation investigations”,

World Intellectual Property Review May/June 2010.

Alguns dos Speakers que já palestraram no IPDR

Luiz Navarro
Renato Porto
Claudia Magiolli
Adriana Brondani
Wilker Ribeiro
Angela Kung
Nicolas Lodola
Rosana Masterallo
Lauro Moretto
Newton Silveira
Bruno Abreu
Mauricio Silva